0-4 meses
Programa Educativo de Nutrição
Add this post to favorites

Amamentar para principiantes - PARTE 3: Posição amamentação

Conheça estas quatro posições de amamentação comprovadas que a ajudam a descontrair e encorajam o seu bebé a fazer uma boa pega. Qual funciona melhor consigo?

Dez 27, 2021
Posição amamentação: berço

A posição de berço

 

Coloque-se em posição: Segure o seu bebé com a cabeça no seu antebraço (o mesmo lado que o seio que vai utilizar). Verifique se a sua cabeça repousa confortavelmente na dobra do seu braço, com o corpo virado para o seu. Também pode colocar uma almofada ao colo se precisar de apoio adicional. No entanto, não deixe o seu bebé adormecer na almofada sem a sua supervisão (nem que seja só por uns minutos), por causa do risco de sufocamento.

Melhor para: A maioria das situações

Posição amamentação: lateral deitada

A posição lateral deitada

 

Coloque-se em posição: Deitada de lado, vire-se para o seu bebé e dê-lhe apoio com uma mão. Agarre o seu seio com a outra e toque com o mamilo nos lábios do bebé. Assim que ele conseguir a pega, dê apoio ao bebé com o braço que tem por cima, enquanto suporta a sua cabeça com o outro.

Melhor para: Todas as situações mas especialmente cómoda para mães que se estão a sentir fatigadas ou tiveram o bebé por cesariana.

Posição amamentação: berço cruzado

A posição de berço cruzado

 

Coloque-se em posição: É semelhante à posição de berço, mas oferece suporte adicional à cabeça do seu bebé, para o ajudar a manter a pega. Segura o bebé com o braço oposto ao seio que vai utilizar, apoiando a sua cabecinha com a palma da mão.

Melhor para: Todas as situações, mas especialmente prática para as primeiras sessões de amamentação e para bebés com uma pega inicial fraca. Também é boa para mães que fizeram cesariana (assim que se consigam sentar confortavelmente sem apoio de uma almofada).

Posição amamentação: râguebi

A posição de râguebi

 

Coloque-se em posição: Segure o bebé ao seu lado, apoiando as suas costas no seu antebraço. A cabeça do bebé deve ficar à altura do mamilo e pode ser apoiada com a palma da mão. Pode também experimentar colocar uma almofada no seu colo enquanto amamenta, para conforto adicional.

Melhor para: Todas as situações, mas especialmente para mães que tiveram o bebé por cesariana, mães com seios grandes ou mamilos planos/invertidos, ou mães com reflexo de descida do leite muito forte (quando o leite enche de imediato os seios e pode começar a verter ainda antes do bebé fazer a pega).