0-4 meses
Programa Nutricional
Adicionar este post aos favoritos

As proteínas do leite materno são o nutriente mais importante para o recém-nascido?

2min ler Ago 3, 2016

O que são proteínas?

 

As proteínas são os blocos de construção do corpo do seu bebé. Todos os seus músculos e órgãos são basicamente feitos de proteínas. Estas consistem em componentes muito pequenos chamados amino-ácidos, e são essenciais à vida humana.

 

Quanta proteína há no leite materno?

 

O leite materno contém a combinação, e a quantidade, de proteínas de elevada qualidade perfeitas para o seu bebé. Nas primeiras semanas, quando o bebé precisa de grandes quantidades de proteína para acompanhar o rápido crescimento do seu corpo, a concentração de proteínas no seu leite vai ser relativamente elevada. À medida que o ritmo de crescimento do seu bebé diminui e ele deixa de precisar de tanta proteína, essa quantidade começa a diminuir naturalmente.

“O leite materno contém todos os aminoácidos essenciais no equilíbrio certo, bem como a quantidade e o tipo adequados de proteína, para o crescimento e desenvolvimento saudáveis do seu bebé," explica a Dr. Evelyn Spivey-Krobath, PhD, Cientista de Nutrição da Nestlé Nutrition. “Proteína de elevada qualidade, como as fornecidas pelo leite materno, podem fornecer a fundação sólida para uma vida saudável. Inicialmente, o conteúdo de proteína do leite materno é elevado (cerca de 20g/L) e começa a diminuir progressivamente até chegar a cerca de 11g/L por volta dos dois ou três meses. No leite materno inicial, a fração do soro fornece principalmente proteínas, que desempenham um papel importante no desenvolvimento do sistema imunológico da criança.”

 

O que é que as proteínas fazem?

As proteínas ajudam o corpo do seu bebé a funcionar como deve ser. São indispensáveis para a formação dos seus órgãos e tecidos e para os manter saudáveis. As proteínas são também componentes essenciais dos músculos, enzimas, hormonas, sangue, pele e cabelo do seu bebé.

5 razões para o seu bebé precisar da quantidade certa de proteínas de elevada qualidade

Estudos científicos demonstraram que as proteínas que o bebé recebe no início de vida influenciam a sua saúde à medida que vai crescendo. Conheça algumas razões:

O seu bebé cresce rapidamente e precisa de proteínas em maiores quantidades do que um adulto ou uma criança

Quase todos os aspetos do crescimento do seu bebé assentam em parte nas proteínas:

  • São um componente essencial do nosso tecido corporal: músculos, órgãos, enzimas, hormonas, sangue, pele, cabelo e muito mais.
  • São particularmente importantes para os bebés porque eles crescem rapidamente, necessitando de um rácio de proteínas/kg de massa corporal superior ao de uma criança ou de um adulto.
  • As proteínas do leite materno promovem um desenvolvimento e crescimento adequados porque correspondem exatamente às necessidades do recém-nascido, não só em termos de quantidade como também de qualidade.