Artigo
Add this post to favorites

Como ler os sinais de que o bebé está com fome

Quando se trata de amamentar o seu bebé, como é que pode saber quando começar e quando parar? Simples - ele diz-lhe.

Dez 27, 2021

Todos os bebés sabem instintivamente quando têm fome e quando estão cheios. E se, nos primeiros dias, pode não perceber logo alguns sinais de que ele está preparado para começar ou parar de comer, não vai levar muito tempo a reconhecer os sinais dele com facilidade.

O meu bebé recém-nascido vai chorar quando tiver fome?

A maior parte das pessoas assume que chorar é sinal de fome num recém-nascido. Mas se ele estiver com fome e já tiver começado a chorar, isso pode ser só um último recurso. Provavelmente ele já tinha dado alguns sinais antes de chegar a essa fase. Se esperar até que ele comece a chorar, pode ser mais difícil fazer com que se acalme o suficiente para fazer uma boa pega e amamentar de forma eficaz.

Em vez disso, procure sinais mais precoces de que o seu recém-nascido está com fome. Estes incluem:

  • mover rapidamente os olhos quando está inicialmente calmo e alerta
  • chuchar nas mãos com sofreguidão
  • reflexo de busca, virando a cabeça e abrindo a boca
  • estalar os lábios

Se não reagir a estes sinais de fome, é provável que ele comece a ficar irrequieto e depois a chorar.

Sinais de que um bebé muito pequeno está cheio incluem:

  • falta de interesse em continuar a mamar
  • quando faz uma pausa para arrotar, pode não querer voltar a mamar
  • pode ficar calmo e descontraído, e muitas vezes adormecer

Os bebés choram por muitas razões

À medida que passa mais tempo com o seu bebé, vai aprender os seus sinais de fome e de saciedade, e saber a diferença entre os seus choros de fome e quando simplesmente está cansado, ou precisa de mudar a fralda.

Se o seu bebé não mostrar sinais de que está com fome, dar de mamar não é a melhor primeira abordagem para o acalmar. Tente outras formas de o acalmar e sossegar, como pegar ao colo, embalar ou cantar para ele. Assim que ele lhe mostrar sinais de estar com fome, siga diretamente para amamentar!

Alguns bebés choram muito durante as primeiras semanas, e não podem ser reconfortados, nem amamentando nem acalmando. Se o seu bebé chora desconsoladamente três horas por dia, três ou mais dias por semana, isso podem ser cólicas. Peça aconselhamento ao seu profissional de saúde. Mas não há necessidade de parar de amamentar por achar que o seu bebé tem cólicas. Na verdade, o leite materno é o melhor para bebés com cólicas, porque contém o equilíbrio perfeito de soro (uma proteína de digestão fácil), magnésio e lactose para uma barriguinha "feliz". Pode ainda pensar num probiótico como o Lactobacillus reuteri, que reduz, comprovadamente, os sintomas da cólica.

Confie nos instintos dele (e nos seus)

 

Porque é que deixar o seu bebé assumir a liderança é tão importante? "Se alimenta o seu bebé quando ele dá sinais de ter fome, e para quando ele dá sinais de saciedade, está a responder de forma atempada às suas necessidades e a encorajar a capacidade natural que ele tem de perceber os seus próprios níveis de fome,” explica a Dra. Lisa Fries, Ph.D., Cientista Comportamental do Nestlé Research Center, na Suíça. “Isso pode ajudar a reduzir as probabilidades de ele ficar com excesso ou falta de peso, porque é o seu bebé que decide que quantidade precisa de comer. Estes comportamentos alimentares iniciais são muito importantes, não só quando são bebés, mas ao longo de toda a infância.”

Na verdade, estudos recentes revelaram que, quando os pais perceberam mal os sinais de fome, os bebés ganharam significativamente mais peso, entre os 6 e os 12 meses de idade, do que os bebés que só foram alimentados pelas mães quando os sinais de fome estavam presentes.

Isto pode ser especialmente importante quando os alimenta com biberão. Estudos descobriram que os bebés alimentados apenas, com leite materno extraído, a biberão, ganharam mais peso que os que amamentaram diretamente das mães. Isto pode acontecer por as mães pressionarem os bebés a acabar o biberão "para não desperdiçar", mesmo quando estes já não mostram quaisquer sinais de fome. Outro estudo sugere que as mães que encorajaram os bebés a acabarem os biberões eram mais propensas a continuarem a pressionar os filhos a comer tudo ao longo dos anos seguintes. Os resultados destes estudos reforçam a importância de mães e bebés começarem a desenvolver bons hábitos alimentares o mais cedo possível na vida do bebé.

Se os bebés são pressionados para comerem, é mais provável que sejam crianças problemáticas para comer à medida que crescem. Mais uma razão para começar já a demonstrar ao seu bebé que está atenta, respeita e responde aos seus sinais de fome e saciedade. Está a ensinar o seu bebé a ter comportamentos alimentares saudáveis que podem ter um impacto duradouro e ajudar a que cresça e se desenvolva saudavelmente!

E se hábitos alimentares dele mudarem de repente?

A vontade de comer do seu bebé adapta-se às suas necessidades. Por isso, se houver alturas em que o seu bebé pareça estar a comer muito mais do que o costume, isso pode simplesmente querer dizer que ele está a passar por um surto de crescimento e precisa de combustível extra!